Perfil no Twitter acompanha tramitação de projetos de lei importantes a LGBTs

M0na Bot/divulgação
Renan Sukevicius

A toque de caixa e com ajustes a serem feitos, foi colocado no ar no Twitter, no primeiro dia de junho, um robô que acompanha discussões de projetos de lei que dizem respeito ou resvalam sobre a comunidade LGBT brasileira.

O M0na Bot faz referência à gíria mona, comumente usada entre gays, mulheres trans e travestis para se referir a uma mulher heterossexual ou a um homem gay. Já bot é o diminutivo da palavra inglesa robot (robô).

Inspirado em iniciativas semelhantes, como o Bot Sentinel, o M0na foi desenvolvido em três semanas, a tempo de pegar o gancho do mês da diversidade. “Vimos que tinha carência desse tipo de serviço e corremos pra executar a proposta”, conta Caio Budel, jornalista, assessor de comunicação da deputada estadual paranaense Cristina Silvestri (Cidadania) e um dos criadores da ferramenta.

A parlamentar, embora apoiadora da causa, não tem ligação com o projeto, segundo Budel. O jornalista diz tocar a ideia com o namorado, o publicitário Pierre Míchel, e o amigo Sandro Motyl, programador. “Quisemos criar um facilitador pra que a comunidade [LGBT] se engaje nesse meio, conhecendo os projetos que estão tramitando e que atendem os nossos direitos”, argumenta.

O robô fará diariamente um pesquisa nos 27 portais dos 26 legislativos estaduais e da Câmara Distrital do DF pescando projetos pertinentes a LGBTs. Depois de uma análise feita por um ser humano a informação é postada.

No primeiro dia de funcionamento, os posts direcionavam o usuário para discussões em tramitação em estados como Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por enquanto, Câmara Federal e Senado não farão parte da inspeção, por um atraso na finalização do mecanismo que faz a procura. Já as câmaras municipais ficaram de fora do projeto. “Mesmo sendo possível fazer essa programação, a taxa de transparência dos municípios ainda é muito baixa”, justifica Caio.

Sem a pretensão de gerar lucro, apenas como um trabalho voluntário de prestação de serviço, a iniciativa movimentou em sua divulgação perfis do Twitter com milhões de seguidores para a divulgação do robô, como o influenciador Luscas, com 6,6 milhões, e a cantora Vaslesca Popuzada, seguida por 1,1 milhões de pessoas. Até a noite desta segunda-feira, o perfil contava com pouco mais de mil seguidores.