Curso sobre história do movimento LGBT abre inscrições
Começa em abril mais uma turma do curso online do curso de história do movimento LGBT no Brasil e no mundo. Ministrado pelo advogado e professor Renan Quinalha, as cinco aulas percorrem os movimentos ativistas iniciais do século XIX, passam pelo Stonewall até os dias de hoje.
Desde a última edição do curso, um dos temas mais discutidos é a onda conservadora que, aqui no Brasil, desembocou em um governo abertamente LGBTfóbico. “Mas é preciso lembrar que o movimento LGBT, desde seus primeiros passos e em toda sua história, organizou-se justamente para fazer frente às violências e aos discursos de ódio. Assim, a retórica agressiva e preconceituosa do governo Bolsonaro não é uma novidade, é mais um capítulo da luta por cidadania e respeito”, pontua Quinalha, em entrevista ao blog.
O curso tem o custo de R$ 300,00 e ocorre entre os dias 5 e 10 de abril, de forma virtual. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias depois do encerramento do curso.
Serão oferecidas vagas sociais para pessoas negras, trans e indígenas que não possam bancar as aulas. Para se candidatar a essas vagas, basta enviar um e-mail com breve apresentação e justificativa à candidatura até 31 de março.
“O curso tem uma heterogeneidade muito rica e também desafiadora. Há militantes que são selecionados pela ABGLT e ANTRA, há pessoas que trabalham com diversidade no mundo corporativo, há pessoas que já trabalham com tema academicamente, há jovens que chegam ali para se descobrir e buscar referências para assumir suas identidades”, descreve o professor Renan Quinalha.
Haverá uma nova turma do curso no próximo semestre, ainda sem data definida.